Brazilian Metal Bands » 讨论

Vergonha brasileira ou não?

• Vergonha brasileira ou não?

Olá para pessoal da comunidade, eu gosto muito de ter papo cabeça com as pessoas e discutir sobre seus pontos de vista em relação a determinado assunto e, portanto resolvi criar esse tópico a qual eu JÁ TINHA pensando em criar há muito tempo atrás em versão de blog no próprio last, mas encontrei a oportunidade de postar aqui. Vale lembrar que todos podem e DEVEM postar a sua opinião expressando seu ponto de vista, ok? Ultimamente, eu tenho notado que em muitas páginas de bandas, em principal, as bandas de outros países que certos brasileiros acabam (cometendo a gafe) postando a seguinte frase (essa história é verídica >:D) “Ohhhhh alguém tem o link do download do álbum dessa banda aí, meu????? Tento achar em todo lugar, mas não acho pra baixar” -> Claro que essa frase seria em inglês, acontece que esse usuário espera a ajuda dos outros usuários do last FM passando o link do álbum da banda para baixar, mas isso NÃO VAI ACONTECER. O problema que depois de certos fãs terem lido isso (talvez tenham até se sentido ofendidos), acabaram postando o seguinte “Compre álbum, mané!!”, mas depois de poucos minutos já havia mais de 10 frases dizendo a mesma coisa do “compre o álbum, Mané!”.
    Primeiramente eu não sou contra o download de álbuns para uso caseiro em que não visa à comercialização, entretanto, a maioria das pessoas que usam o site, também são adeptas da compra de CDs dos seus artistas preferidos, mas a questão de comprar CDs, dependendo da banda, às vezes não é possível comprar aqui no Brasil (ou não encontra) e também o preço não ajuda muito.
    Confesso que quando vi aquele usuário, senti vergonha, pois ele foi humilhado e ao mesmo tempo fez algo estúpido também. Na realidade, o website foi criado com a intenção de promover a banda e vender os CDs das mesmas.

Infelizmente é difícil encontrar alguém disposto a ajudar, mas as únicas soluções que eu encontrei foram: bittorrent, soulseek e em último caso files tube.

Ps: Eu sei que as bandas tem muito trabalho para gravar um álbum, custo dele é muito elevado.

É isso o que tem a dizer?

Obs: Não ofendam as pessoas que postarem neste tópicos, apesar de serem livres para dizer o que quiser, mas não cabe a você, caro leitor de humilhar os outros, tenha cuidado com as palavras.

Grata.

Joyce Lourenço
    • [已删除用户] 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 5日, 0:16
    Acredito que o download sendo pra uso caseiro não tem problema algum, claro que prejudica os artistas e tudo mais, mas creio que quase toda a renda de um artista de metal seja feita em shows e workshops, então acaba não sendo um problema tão grande. Tenho preferência quase total por mp3, tenho alguns poucos CD's de metal e sempre que posso procuro CD's que mais gosto para comprar, mas tem que ser os que mais gosto mesmo, se não for assim eu teria que me afundar em dívidas pra poder comprar todos eles.

E sobre a questão dos pedidos de link pra download, na maioria das vezes as pessoas procuram no máximo 10 minutos e já ficam aborrecidas e desistem, ou acabam saindo por todos os lugares pedindo pelo link; eu mesmo já fiquei horas procurando links funcionando na net e muitos deles acabam sendo transcode, o que me deixa irritado demais, mas é a vida. kkkk

Normalmente procuro diretamente no google, na aba de blogs da seguinte maneira: Banda + album + bitrate desejado, sempre funciona comigo, e nessas aventuras acabo achando vários foruns e blogs bem interessantes, na maioria deles russos, mas nada que o google tradutor não resolva.

:)

• Tem um site russo que bom para bauxar álbuns de metal, acredito

que se chama mediaportal.ru... não tenho certeza... Eu tive o problema com uma banda finlandesa e finalmente encontrei no soulseek! =), mas eu nunca perguntei para nenhum fã finlandês para passar o link, é um pouco constrangedor...

Joyce Lourenço
  • Não a do que se envegonhar...

Baixar de graça seja o que for não é exclusividade brasileira, não! disso tenho certeza... certamente o gringo que disse isso e as pessoas que o seguiram estavam so afim de sacanear mesmo, fiquei um tempo na europa e lá as coisas qto a downloads não é muito diferente, não. apesar de eles comprarem muito mais cds que aqui no Brasil. Tenho uma amiga da belgica que manda links direto de bandas que eu não conheço atraves do Sendspace, e eu faço o mesmo. os ultimos que recomendei pra ela foram bandas como Torture Squad, Hibria e Decimator, todas nacionais. e muitas outras que nem me lembro... realmente axo que essas bandas não ficaram bravas com pessoas como eu, por estar compartilhando musica de graça, ate porque tenho o cd dessas 3 bandas citadas, mas principalmente não ficarão porque estou compatilhando seus trablahos antes deconhecidos por alguns. ja tive uma conversa dessas com o meu professor e baterista do Hibria, Balda. Mas claro que é importante adquirir e pagar pelos trabalhos originais de uma banda, mas compartilhar la sem exageros faz parte do mercado atual, principalmente para nós brasileiros.

Alias se analizarmos a quantidade de artistas na biblioteca de muita gente aqui pelo lastfm, fica facil deduzir que elas não tem cds de mais de 3 mil artistas diferentes, assim veremos que todos incluindo os países de primeiro mundo certamente já compartilharam a dita música "ilegal"!!

Mas quero reafirmar que axo importante adquirir os trabalhos originais, principalmente aqules preferidos. e as bandas tem colaborado com isso, principalmente no Metal, onde os cds são acompanhados por magnificos encartes.

otimo assunto Joyce!

• na verdade a vergonha brasileira...

eu me refiro ficar mendigando links no profiles das bandas... tem muito fã que se revolta e fala para comprar o cd... algumas pessoas tem que ter bom senso de jamais pedir link... a não ser que você tenha um amigo camarada
    , eu admito que faço downloads de álbuns, eu enjoo muito fácil das músicas e sempre acabo procurando alguma novidade..
    Ter um bom assunto é sempre bem vindo!

Tem uma banda finlandesa que cheguei a usar o soulseek, mas foi hard de achar, o soulseek é uma multidão de usuários exigentes (chatos), vale lembrar que quem usar o soulseek tem que compartilhar uma certa quantidade de músicas, antes de iniciar o download de alguém... se não "BAN"

Joyce Lourenço
    • Liadz 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 9日, 2:36
    Eu sou totalmente a favor do compartilhamento sem fins lucrativos típico que temos hoje na internet. E também penso que essa conversa de "prejuízo pra o artista" é apenas uma meia verdade já que a idéia de que cada álbum baixado é um álbum a menos vendido não reflete o que ocorre na realidade. Pra muita gente, se baixar música não fosse possível, essas pessoas simplesmente ficariam sem música e pronto.

Quanto a pedir links pra downloads nas páginas das bandas:
    “Compre álbum, mané!!”s a parte, eu sou contra.
    Por vários motivos:
    O menos subjetivo é que, que eu saiba, compartilhamente de arquivos ilegalmente é contra as políticas do site e isso resulta até em nêgo banido vez por outra.

O resto é mais subjetivo mesmo: tipo, se o artista é contra esse tipo de compartilhamento, mas vc faz assim mesmo, custa alguma coisa pelo menos não ficar esfregando no cara esse tipo de coisa?
    Já que a coisa é crime em muitos países, ser discreto não faz mal a ninguém.
    E só pra evitar enchimento de saco de quem é contra mesmo.

O site que a formalhaut13 mencionou é Mediaboom.
    Outro muito bom também é o Bunalti.
    Junto com torrents, esses sites formam a minha santíssima trindade da pirataria metálica, fora uns outros perdidos do tipo mais específicos pra estilos de metal.

Tem também um muito foda que baixo pop coreano mas acho que não é de interesse =P

• Eu acredito que compartilhar músicas é ótimo...

Na verdade eu estou com dúvidas... se o cara conhece uma banda pela internet e faz download dos álbuns (ele não pagou nada pelo álbum), mas pode ter certeza que se essa banda vier tocar no país aonde esse indivíduo mora ou próximo da cidade dele e o cara virou fã....
    100% DE CERTEZA esse cara vai no show da banda...

Agora a minha dúvida é: Será que vale mais compartilhar downloads da músicas e lucrar com shows?

Joyce Lourenço
    • SinistrOO 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 9日, 17:25

Downloads

formalhaut13 disse:
    Agora a minha dúvida é: Será que vale mais compartilhar downloads da músicas e lucrar com shows?

Essa é uma questão complexa, e você vai encontrar opiniões diversas, mas vou tentar abordar meu ponto de vista (baseando-me em alguns dados e na minha experiência pessoal).

O Mercado fonográfico mudou bruscamente (e continua mudando) com as inovações tecnológicas, surgimento de novas mídias e aprimoramento de formatos de comunicação. Toda mudança gera resistência (em especial dos mais beneficiados com antigos métodos e dos mais conservadores), e com a música não é diferente (e a resistência não é de hoje: houve com os LPs, K7's...). Seja pelos riscos, pelo medo, ou por conservadorismo mesmo, essa resistência existe.

A internet possibilitou a popularização da produção de conteúdo e descentralizou o mercado da informação. As inovações tecnológicas aproximaram artistas do público e diminuíram gigantescamente os custos de produção. E as novas formas de licenciamento (Creative Commons e cia.) deram mais autonomia ao autor em relação à sua obra (produção, registro e distribuição).

Isso afeta diretamente os "atravessadores" do mundo da música (e os artistas adeptos de sua filosofia conservadora). No mercado cultural, de modo geral, são as gravadoras, editoras e etc. que detêm os lucros das produções (de modo geral, entre 70% e 80% dos lucros líquidos), e como são eles os detentores do poder, pouco resta de opção aos artistas - e ainda menos ao público.

Aliado a isso há a questão da arrecadação de "direitos" (no Brasil, por conta do ECAD), que também move montanhas de dinheiro. Os artistas têm que prestar conta de seu setlist, e os usuários do uso que faz do material que adquire (e pagar conforme os termos previstos na legislação e nas normas específicas).

Os órgãos de arrecadação são, de modo geral, aliados das gravadoras, e se movem juntos em prol de seus interesses centralizadores de poder. Por exemplo: artistas de grandes gravadoras têm seus produtores na gravadora (que providenciam setlist, gerenciam direitos, etc.), e contam com o "jabá" pago pela gravadora para sua promoção.

Artistas independentes não contam com isso, por isso de modo geral ficam fora das grandes mídias (por não pagarem jabá a estas), e têm dificuldades quanto à arrecadação.

De outro lado, também, há a questão de como é gerido o lucro dessa arrecadação: nem todos recebem; apenas um número fixo de acordo com a aparição nas grandes mídias. Ou seja, acaba recebendo quem paga jabá.

Aliado a isso há as "deturpações" do conservadorismo da legislação. Explicando com algumas curiosidades (apesar de algumas dessas coisas não acontecerem - seja por não ter como sondar, ou por gravadoras e cia "não exigirem"): você é infrator se faz cópia pessoal de uma obra comprada, se passa para o seu player, se faz um festa e coloca no som pra seus convidados curtirem, se usa uma obra em sala de aula, se tira xérox do material da Universidade, ou se canta "parabéns pra você" (porque esta canção, adaptação brasileira de "Happy birthday to you", é de autoria de uma professora do sul do país - um artista, inclusive, já foi multado pelo ECAD por cantá-la em um show, no seu aniversário, e não tê-la passado no setlist para o órgão).

De modo geral (lembrando que, como em quase tudo na vida, há exceções e meios alternativos) CD e DVD NÃO dão dinheiro para o artista (no caso das independentes é que se faz mais necessário, porque não têm gravadora - para cobrir custos e sugar os lucros). Shows e materiais de merchandising é que dão. Download e internet são um dos maiores volantes de divulgação dos trabalhos, e TODAS as bandas de que tenho notícia têm maior público em shows ao divulgar abertamente seu material na internet, além de maior possibilidade de convites para tais.

Enfim, faço downloads e defendo o COMPARTILHAMENTO (distribuição pessoal sem fins comerciais ou lucrativos), pelos motivos citados e outros tantos (e só compor o que REALMENTE vale a pena - letras, música e postura da banda - e está acessível, dando prioridade a quem libera o material gratuitamente). E falo isso estando também na posição de produtor de conteúdo (sou graduando em Jornalismo, e produzo conteúdo noticioso, resenhas, ensaio etc.; além disso, também me meto com literatura - poesia, conto e crônica -, ilustração e "colagem')

Creio que as leis e o mercado devem se adaptar à realidade; não o inverso. E por falar em leis, mercado e realidade, vale ressaltar o retrocesso promovido pela atual Ministra da Cultura, Ana de Hollanda: retirar a licença Creative Commons do conteúdo do MinC (produzido com dinheiro público) para substituir por Copyright.

PS: Lembremos, ainda, dos abusos desse mercado em um país de classes D e C, e da Constituição, baseada na DUDH, que diz que todos deveriam ter ACESSO a Educação e Cultura, etc.

SinistrOO 在 2011年 2月 10日, 4:00 编辑
    • Liadz 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 10日, 2:25
    Concordo com praticamente tudo que o SinistrOO disse, com um pouco de excessão na parte de que CDs não dão lucro aos artistas.

Há uns 2 anos vi uma entrevista com Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, perguntaram pra ela algo tipo o que ela achava da pirataria e se autografaria um CD pirata se um fã pedisse.
    Ela disse que realmente tinha gente que não podia comprar e tudo bem e que autografaria sim.

Mas nessa veio essa clássica questão dos shows que todo mundo fala. Aí ela disse que o Pato Fu é uma banda que basicamente ganha dinheiro da venda de CDs e que a quantidade de shows não é lá muito grande.
    E realmente nem toda banda é Luan Santana pra tá por aí levando 50k pessoas pra ver um show em todo buraco que vai. E isso, obviamente, não tem nada a ver com qualidade musical.

Outro caso é uma das minhas bandas favoritas, o Summoning. São uma dupla de caras que fazem a música deles sozinhos, usam drum machine pra bateria e as orquestrações das músicas são na base do VSTI.
    E esses caras não fazem NENHUM show ao vivo, o lucro com a banda é somente de venda de CDs. E eles tão na Napalm Records.

Eu sei que as gravadoras realmente têm mais direitos o que deveriam sobre as músicas de seus artistas, mas não, a porcentagem que é passada das vendas pra os artistas não é insignificante e sim, tem gente que vive disso.
    Acho essa coisa de "Quer lucrar? Faça show!" meio desculpa ruim pra pirataria. Prefiro ela sem desculpa mesmo =P

Aliás, quem disse que a gravadora também não tira um dinheiro danado do lucro dos shows? Porque que eu saiba elas também organizam as turnês.
    Me corrijam se eu estiver errado.

• SinistrOO 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 10日, 3:42
    Não é necessariamente que a venda de CD's não dá dinheiro ao artista (como eu disse acima, há exceções). A venda no MODELO TRADICIONAL é que não dá dinheiro ao artista (inclua aqui - raras - exceções). E também não é "Quer ganhar dinheiro? Faça show!" é "Deixe o modelo obsoleto, integre-se à realidade e encontre a sua maneira de ganhar dinheiro".

Quanto à questão das turnês, varia de acordo com a gravadora e o contrato de produção. Na maior parte dos casos, turnês são fechadas com os artistas - à exceção das bandas grandes. E aí sim a gravadora entra com tudo, mas ainda assim a porcentagem (e o lucro líquido) são bem menores para a gravadora em comparação com o comércio tradicional de CD's.

• Bem, meninos

A respeito sobre as bandas nacionais irei abordar um outro assunto em um outro tópico, gostei da opinião de todos. Sempre é bom ler as respostas e com pontos de vista diferente. Mas o problema com as gravadoras é só aqui no Brasil?
    A respeito de bandas que lucram mais com vendas de CD's... Vamos ser honestos, o ingresso chega ser mais caro, do que comprar o cd em si. Principalmente para aqueles fãs que não tem a famosa "meia entrada" das carteirinhas de Universidade, dependendo do tipo de show o ingresso chega a ser mais de 200 reais, claro que não vamos falar a respeito dos ingressos tipo "pista" que costumam ser mais caro do que na arquibancada. Mudando totalmente de assunto que não tem a ver com o tópico, porém seguindo a mesma corrente de pensamento... vejo bandas que não chegam a fazer shows no Brasil, por que será? falta de fãs brasileiros? Dependendo do tipo de metal, eles não chegam a vir ao Brasil, pois a banda não é muita conhecida no nosso território...Até chegam a fazer turnê por países vizinhos, mas tenho notado que a grande maioria costumam vir aqui depois 5 anos em média (eu não quero citar nomes, tenho medo de falar abobrinha)...Geralmente eles fazem turnê pela Europa...

Joyce Lourenço
    • SinistrOO 说...
    • 用户
    • 2011年 2月 19日, 16:33
    O problema com as gravadoras não é exclusividade do Brasil. Outros países lidam de maneira similar em relação a direitos autorais e complicam as situações dos artistas (Estados Unidos, por exemplo, apesar deter suas particularidades de mercado, que diferem completamente do Brasil) . Já alguns (especialmente na Europa), lidam de maneira mais "aberta" (Suécia, Suíça, Bélgica...). Falo especificamente do Brasil por ser o meio que conheço, e por adotar uma postura similar à gestão dos EUA e França, tendo condições sociais e de mercado completamente distintas.

Quanto às bandas virem ao Brasil, isso se dá em grande parte pelo tratamento do Metal no país. O "Metal" no Brasil é um "nicho", não um "mercado", e isso dificulta as relações comerciais em relação a produção e cia.

• os festivais que trazem bandas de fora tb anda muitooooo fracooo, quando era adolescente havia muito mais... hoje é um fiasco

Joyce Lourenço
    • jehfranci 说...
    • 用户
    • 2011年 3月 15日, 16:24

Na verdade...

O download até ajuda muito na divulgação das bandas. Acho muita manézisse ficar de pirraça com algm pelo fato de preferir baixar o mp3. Até pq o que realmente gera lucro à banda não é nem a quantidade de cd's vendidos, mas sim de shows realizados. Creio que o carinha lá que foi pedir link passou vergonha não, foi só mais um que foi trollado por um bando de engraçadinhos de internet. =)

Jéssica
  • bom, eu tenho 15 anos, não trabalho e faço varios cursos, minha familia é daquelas que não tem gosto por musica ou são pagodeiros ou funkeiros, baixar musicas no meu caso não é opção de safado pra não pagar, e sim uma necessidade, caso contrario eu estaria ouvindo qualquer merda por ai.
    agora sobre as gravadoras, elas são mercenárias, eu particularmente não as culpo, porque se aquilo te da dinheiro, foda-se se é bom ou ruim, eu não vou fazer um investimento de risco para substitui algo que gurias retardadas escutam,o cara tem que ser muito ousado pra fazer um show grande de metal/rock/whatever que não é pop.

resumindo, para muitos download é necessário, sendo desde dinheiro ou porque voce é jovem e tem pais com ideias estereotipadas de um headbanger, shows de metal aqui em terras tupiniquins até lucram, mas não tanto quanto um showzinho dos acefalos assexuados do restart ou da queridinha futura drogada miley cyrus, então fico feliz com oque ja temos.

• Pedrodoon 说...
    • 用户
    • 2011年 5月 16日, 23:32
    Sobre pedir links em pagina de artista/banda é muita sacanagem, MEU FILHO VAI NO GOOGLE!

Sobre download ai é mais complexo, em especial no Brasil onde tudo é caro, cultura mais caro ainda, importado? muito mais caro ainda.

Se eu não tivesse um Pc nunca ouviria Metal sabe pq? 1 Aqui onde moro nao vende CD's de metal (com facilidade) 2 Eu nao tenho nem 1 real aqui..

• Nadas a ver o cara pedir link pra download de uma banda e ser xingado pela galera, os downloads de músicas servem exatamente para uma pessoa conhecer determinada banda. Ou por acaso tem gente com coragem de comprar um CD de uma banda que nunca ouviu antes?? o.O

• Isso realmente é uma vergonha, ver pessoas estúpidas a esse ponto, não vou comprar um álbum se primeiramente eu não ouvir e ver se vale a pena comprar, e como a garota disse, tem cds que não são comercializados no exterior, isso é simplesmente uma falta de educação da parte de muitos, e também dos outros que pegam a onda e quotam o post mal educado.

匿名用户不能张贴消息。请登录创建账户后再到论坛发帖。